Sim, pode, desde que a sua empresa tenha dado o consentimento e informado os dados cadastrais necessários para viabilizar a conexão e o acesso. Os dados cadastrais bancários (aqueles necessários para conectar a(s) conta(s) bancária(s) da sua empresa), tais como: código do banco, número de usuário – operador, número da conta, agência, e senha do internet banking), e os dados transacionais (ou seja, dados relacionados a movimentações e transações financeiras), como: transações da conta, natureza e categoria das despesas, utilização do cheque especial, limite de crédito disponível, cartão de crédito, valor das faturas, limite rotativo do cartão de crédito, empréstimo pré-aprovado, empréstimo(s) contratado(s), financiamento(s), investimento(s), e demais produtos financeiros contratados.
Quando sua empresa fornece o consentimento por meio da aceitação do Termo de Consentimento, o acesso aos dados pela Serasa Experian está em conformidade com a Lei Geral de Proteção de Dados (“LGPD” - Lei nº 13.853/2019), com a Lei Complementar nº 105/2001 (Lei do Sigilo Bancário) e demais legislações vigentes.
A Lei do Sigilo Bancário garante que as instituições financeiras, com as quais sua empresa tenha conta(s), conservarão sigilo nas operações e serviços prestados. Entretanto, ela estabelece algumas situações que não caracterizam violação/quebra do sigilo bancário. Dentre essas opções, o consentimento expresso autoriza o acesso aos dados cadastrais bancários e aos dados transacionais por outras entidades que não sejam instituições financeiras.
Sendo assim, mediante o consentimento da sua empresa, é possível que a Serasa Experian tenha acesso a esses dados e realize o seu tratamento, conforme estabelecido no Termo de Consentimento.
Importante lembrar que os dados cadastrais bancários e os dados transacionais pertencem a sua empresa e que é sempre uma escolha compartilhar ou não essas informações, sendo possível desconectar a(s) conta(s) bancária(s) a qualquer momento. Antes de dividir os dados da sua empresa com terceiros, sempre avalie com cuidado as finalidades deste compartilhamento, como os dados serão tratados e se o terceiro adota medidas de segurança no tratamento dos seus dados. A Serasa Experian adota medidas de proteção e segurança da informação e trata os dados da sua empresa conforme especificado no Termo de Consentimento e no Termo de Uso e Política de Privacidade. Confira!